Quais são os tratamentos para o ceratocone?
Existem diversos tratamentos para controlar o ceratocone e tentar evitar sua progressão. Independentemente do método, o objetivo é sempre preservar a saúde da córnea, garantindo a qualidade de visão do paciente. São eles:
- Óculos: em casos iniciais de ceratocone, ainda é possível usá-los para melhorar a acuidade visual.
- Lentes de contato: de maneira geral, utilizam-se lentes rígidas gás permeáveis, que proporcionam a regularização da superfície ocular e consequente melhora da acuidade visual.
- Crosslinking: o tratamento consiste na aplicação de radiação ultravioleta para enrijecer a estrutura da córnea e tentar evitar a progressão do quadro.
- Anel intraestromal: implanta-se um anel de acrílico no estroma corneano para tentar diminuir e regularizar a curvatura da córnea.
- Transplante de córnea: considerado o último recurso para o tratamento do ceratocone, quando a visão está muito ruim e não corrige com nenhum dos tratamentos citados anteriormente.
Dúvidas? Entre em contato com o oftalmologista Dr. Eduardo Yamamoto, com mais de 20 anos de experiência!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.