A alergia ocular pode causar ceratocone?

Muitas pessoas sofrem de alergias oculares, especialmente em estações do ano em que os alérgenos estão em alta. Mas uma dúvida comum é se a alergia ocular pode levar ao desenvolvimento de condições, como o ceratocone.

Ceratocone é uma doença ocular progressiva que afeta a córnea, a superfície transparente na frente do olho. A córnea normalmente tem formato esférico, mas no ceratocone, ela passa a ter um formato cônico, o que pode distorcer a visão. As alergias oculares ocorrem quando o olho reage a substâncias como pólen, poeira ou pelo de animais. Os sintomas incluem coceira, vermelhidão, inchaço e lacrimejamento.

Não há evidências científicas que afirmem que a alergia ocular cause ceratocone. Contudo, o ato frequente de coçar os olhos, um hábito comum em pessoas com alergias, pode estar associado a um risco maior de desenvolver ou agravar o ceratocone.

A prevenção envolve o controle de alergias e o diagnóstico precoce, assim poderá evitar complicações futuras. Se você tem alergia ocular e está preocupado com o ceratocone, consulte o médico oftalmologista.

 

Dr. Eduardo Yamamoto
CRM 97038-SP │ RQE 21991

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa

Oftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.

Endereço

Rua Coronel Fernando Prestes, 438
CEP 18200-230
Itapetininga - SP

Segunda a sexta: das 7h30 às 12h
e das 14 às 17h30.

Siga-nos
Telefones