Presbiopia, efeitos da idade na visão
A presbiopia é uma condição natural e comum que afeta a visão, geralmente se manifestando a partir dos 40 anos de idade. Caracterizada pela diminuição progressiva da capacidade do olho de focar em objetos próximos, a presbiopia é uma parte inevitável do processo de envelhecimento. Conforme o passar do tempo, o cristalino do olho perde sua elasticidade, tornando-se mais difícil ajustar o foco entre objetos próximos e distantes.
Os sintomas típicos incluem a necessidade de segurar material de leitura a uma distância cada vez maior, visão embaçada em distâncias normais de leitura e fadiga ocular.
A presbiopia pode ser corrigida de várias maneiras. Óculos de leitura, óculos multifocais e lentes de contato multifocais são as opções mais comuns.
Sendo assim, é crucial realizar exames oftalmológicos regulares não apenas para monitorar e corrigir a presbiopia, mas também para verificar a presença de doenças oculares relacionadas à idade, como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.