Você já ouviu falar em pinguécula?

A pinguécula é uma condição oftalmológica mais comum do que você imagina e pode ser facilmente vista ao olhar no espelho. Caracteriza-se por um crescimento anormal, porém benigno, do tecido conjuntivo na conjuntiva, que é a membrana transparente que reveste a parte branca do olho.

Embora geralmente não causem dor, alguns sintomas podem surgir, como: sensação de corpo estranho no olho, irritação, vermelhidão e sensação de olho seco.

A exposição prolongada à radiação ultravioleta do sol é o principal fator de risco para desenvolver uma pinguécula. Outros fatores como ambientes com muito vento, exposição constante a irritantes químicos e idade avançada, também podem acarretar essa condição.

A melhor forma de prevenir a pinguécula é proteger os olhos da exposição solar e de ambientes com muita poeira e vento. Na maioria dos casos, não requer tratamento, a menos que cause desconforto significativo.

Então, se você notar alterações no olho ou se os sintomas estiverem afetando sua qualidade de vida, consulte o médico oftalmologista.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa

Oftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.

Endereço

Rua Coronel Fernando Prestes, 438
CEP 18200-230
Itapetininga - SP

Segunda a sexta: das 7h30 às 12h
e das 14 às 17h30.

Siga-nos
Telefones