Biomicroscopia Ocular

A biomicroscopia ocular permite ver, em detalhes, todo o olho humano. Trata-se de um exame realizado com um microscópio, que permite até mesmo a visualização das células do olho.

É através dela que é feito o diagnóstico de várias doenças oculares, avaliando-se todas as estruturas, dentre elas, pálpebras, conjuntiva, esclera, córnea, íris, cristalino, nervo óptico e retina.

Como é realizada a biomicroscopia ocular?

Para a realização do procedimento, o paciente deverá estar de frente ao aparelho, com queixa e testa apoiados,mantendo a cabeça imóvel, permitindo que microscópio, conhecido como lâmpada de fenda, fique de frente para o olho. O médico oftalmologista, do outro lado, realiza o exame ocular.

O procedimento é relativamente simples, sem dor ou irritação e muito eficiente, capaz de diagnosticar doenças oculares em sua fase inicial. Entre as principais, destacam-se:

• Descolamento de retina: desprendimento da retina na parte posterior do olho;
  • Degeneração macular: lesão central no olho, devido à idade;
  • Glaucoma: alteração do nervo óptico, que pode levar à cegueira;
  • Catarata: visão embaçada pela perda de transparência do cristalino.

Todas estas doenças têm boas chances de melhora ou de não ter progressão, quando diagnosticadas precocemente. Assim, vale salientar aqui a importância de visitas periódicas ao oftalmologista.

Pessoas que possuem parentes na família com histórico de problemas de visão devem também ficar atentos!

Para qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o Dr. Eduardo Yamamoto!