Ao longo da sua vida, em alguma visita ao oftalmologista, você já deve ter ouvido falar no exame de biometria ocular. Mas, você sabe para que ele serve?
O exame de biometria ocular pode ter finalidades simples e complexas. Em casos mais simples, ele serve para avaliação da medida das estruturas oculares. Em casos mais específicos, serve para medir o grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata.
De modo geral, não é preciso nenhum preparo específico para a realização do exame, com exceção das pessoas que utilizam lentes de contato. É preciso que seu uso seja suspenso por pelo menos 3 dias antes da realização da biometria.
Atualmente, a medicina evolui muito neste aspecto, com técnicas e exames cada vez menos invasivos e mais eficientes. Na biometria ocular, os tipos que mais se destacam são o exame de biometria por ultrassom (de contato ou por imersão) e a óptica, que não necessita de contato.
Biometria por ultrassom
Também conhecida como ecobiometria. Pode ser realizada por duas técnicas: a de contato, em que a sonda é colocada em contato direto com a córnea com a proteção de uma substância em gel chamada metilcelulose ou por imersão, em que se usa uma concha, posicionada entre as pálpebras para a realização do exame.
Biometria óptica
A biometria óptica é realizada por meio de um aparelho que possui uma luz em forma de laser. Trata-se de um método não invasivo e que também não causa irritações, além de alta precisão na hora de apresentar todas as medidas colhidas.
Não deixe de realizar visitas periódicas ao seu oftalmologista. É preciso que se tenha atenção especial à visão.
Para qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o Dr. Eduardo Yamamoto!