Catarata

Você sabia que a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo?

Trata-se de uma alteração que atinge e torna opaco o cristalino (lente natural, transparente, que possuímos dentro do olho), comprometendo a visão.

O cristalino é responsável por focalizar os objetos que enxergamos. À medida que envelhecemos, ele começa a ter menos mobilidade, porque fica mais rígido. É por este motivo que muitas pessoas, com mais de 40 anos, começam a ter presbiopia, a famosa “vista cansada” e precisam começar a usar óculos para enxergar de perto.

A catarata é como se fosse a fase seguinte deste processo de vista cansada, embaçando a visão do indivíduo aos poucos. As pessoas passam a enxergar embaçado, evoluindo, em casos avançados, até a cegueira.

Além disso, podem ocorrer também sintomas como visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens totalmente distorcidas.

Quais são as causas da catarata?

A principal causa da doença é o envelhecimento. Ela pode ser congênita e também adquirida, por trauma ou uso de medicação, como por exemplo, corticóide. O problema costuma atingir pessoas com mais de 60 anos.

Qual o tratamento para a catarata?

O único tratamento para a catarata é a cirurgia chamada facectomia. Ela é feita sob anestesia local e sedação, onde o médico faz a substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial, restabelecendo a visão ao indivíduo.

Essa lente artificial pode ser de vários tipos e corrigir inclusive miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia.