Você sabia que a miopia é um erro refrativo bastante comum?
É uma condição oftalmológica em que o paciente enxerga muito bem as coisas de perto, mas tem dificuldade em objetos que estão distantes.
A miopia normalmente acontece, porque o globo ocular do míope é mais comprido que o habitual. Dessa maneira, os objetos se formam à frente da retina, causando o embaçamento e consequente dificuldade em enxergar longe. A principal causa para o aparecimento da miopia é a hereditariedade.
Em geral, a miopia costuma ser progressiva durante a fase de crescimento. E ela vem aumentando cada vez mais, surgindo cada vez mais cedo em crianças, devido ao uso excessivo de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos.
O principal sintoma é a dificuldade de enxergar objetos longe. Geralmente, isto é notado ainda em época escolar, com crianças que não conseguem ver nitidamente o quadro, mas conseguem ler um livro facilmente. Outro sintoma comum é a dor de cabeça, que aparece após esforços visuais.
Ela pode ser corrigida com uso de óculos e também com lentes de contato. Após os vinte e um anos, caso o grau esteja estabilizado, o paciente pode realizar cirurgia.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Eduardo Yamamoto!