Doenças que atingem a córnea
Entre as doenças mais comuns que atingem esta estrutura estão:
- Ceratocone;
- Leucomas;
- Distrofias corneanas;
- Ceratopatia bolhosa.
Com a análise profunda da córnea, os diagnósticos relacionados tornam-se mais precisos, facilitando todo o processo de tratamento pelo oftalmologista. Caso seja confirmada a degeneração ou perda das células endoteliais, pode ser necessário o transplante de córnea.
Afinal, o que é microscopia especular de córnea?
Trata-se de um exame que identifica o número e qualidade de células presentes no endotélio corneano. A análise desses parâmetros é fundamental para pacientes que vão se submeter a uma cirurgia ocular. Isto porque, é possível prever riscos nos quais a córnea será exposta durante o ato cirúrgico.
É um exame totalmente indolor.
Dessa forma, são candidatos à realização da microscopia especular de córnea pacientes que vão realizar cirurgia refrativa, transplante de córnea e cirurgia de catarata.
Como é realizada a microscopia especular da córnea?
Em suma, usa-se um microscópio digital, que irá registrar a imagem do endotélio. É através dele que o médico avalia a quantidade de células presentes na região e se estão saudáveis ou não. O paciente se senta em frente a este aparelho, contudo não tem contato algum com o olho.
Para mais informações sobre a microscopia especular da córnea, entre em contato com o Dr. Eduardo Yamamoto!