Oftalmologia

A visão é um sentido primordial para nós, seres humanos. Cerca de 80% dos nossos comandos cerebrais dependem dela. A Oftalmologia Geral é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, tratamento e estudo de condições e doenças que podem afetar esse sentido tão importante.

Dessa forma, o oftalmologista, o profissional da área, está apto a prescrever tratamentos e correções para todos os distúrbios que afetam a visão. Para isso, ele recorre a ferramentas disponíveis na medicina, como lentes, medicamentos, além de realizar intervenções cirúrgicas.

Exames e consultas periódicas a este profissional ajudam a prevenir possíveis casos de baixa visão e cegueira.

Como funciona a consulta com o oftalmologista?

Em seus atendimentos, o oftalmologista checa a refração do olho para possível necessidade de uso de óculos, a pressão intraocular, além de avaliar a retina e o nervo óptico. Assim, ele realiza a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam a visão e seus anexos.

Você deve procurar este profissional sempre que tiver baixa da qualidade da visão, embaçamento, coceira, inchaço, dor nos olhos ou qualquer outro sintoma.

A partir dos 40 anos, nosso olho passa por algumas alterações, possibilitando o surgimento de patologias como o glaucoma e a catarata. Muitas delas, inclusive, não apresentam sintoma no início, sendo diagnosticadas tardiamente, levando a cegueira, por vezes, irreversível.

Quadros clínicos que apresentam situações delicadas precisam de uma periodicidade maior de visitas ao oftalmologista. Algumas delas são a alta miopia (maior que 5 graus), ceratocone, retinopatia diabética e outras.

Para qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o Dr. Eduardo Yamamoto!