É uma irregularidade na córnea, que faz com que a imagem fique distorcida. É corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.
É a doença que faz com que a lente natural do olho, o cristalino, comece a perder a transparência. O cristalino é responsável pelo foco dos objetos. Com a sua opacificação, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira que pode ser tratada no mundo. Tratamento sempre é cirúrgico.
É uma doença que afeta a córnea, provocando o aumento da sua curvatura e a diminuição da sua espessura. Acomete ambos os olhos de maneira assimétrica e costuma aparecer na adolescência, progredindo até os 30-35 anos de idade, quando, então, tende a se estabilizar. Não se conhece bem ao certo a causa do ceratocone, mas estudos demonstram que é uma doença hereditária. Pacientes alérgicos estão mais predispostos a desenvolvê-la, possivelmente devido ao hábito de coçar os olhos. Tratamento é feito com óculos, lentes de contato, crosslinking, anel intraestromal e transplante, dependendo do estágio da doença.
É o nome que se dá à cirurgia para correção de grau. Pode ser feita para miopia, hipermetropia e astigmatismo. Sempre executada com Excimer Laser, por meio das técnicas PRK ou Lasik.
É uma irritação ou inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos. Tratamento é feito com colírios.
É a condição em que o olho tem comprimento menor que o normal. A visão é boa de longe, mas há dificuldade em focalizar as imagens de perto. É corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.
Ocorre quando o olho é mais comprido que o normal, fazendo com que a imagem seja formada antes da retina, causando dificuldade para visualizar os objetos de longe. É corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.