Tratamentos

As consultas ao oftalmologista permitem o diagnóstico, tratamento e prevenção de muitas doenças.

A maioria das doenças oftalmológicas não apresenta sintomas, o que dificulta ainda mais todo esse processo.

Os tratamentos para os problemas relacionados aos nossos olhos incluem medicação, mudanças de hábitos, uso de óculos e, em casos mais graves, acessos cirúrgicos.

Astigmatismo

É uma irregularidade na córnea, que faz com que a imagem fique distorcida. É corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.

Catarata

É a doença que faz com que a lente natural do olho, o cristalino, comece a perder a transparência. O cristalino é responsável pelo foco dos objetos. Com a sua opacificação, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira que pode ser tratada no mundo. Tratamento sempre é cirúrgico.

Ceratocone

É uma doença que afeta a córnea, provocando o aumento da sua curvatura e a diminuição da sua espessura. Acomete ambos os olhos de maneira assimétrica e costuma aparecer na adolescência, progredindo até os 30-35 anos de idade, quando, então, tende a se estabilizar. Não se conhece bem ao certo a causa do ceratocone, mas estudos demonstram que é uma doença hereditária. Pacientes alérgicos estão mais predispostos a desenvolvê-la, possivelmente devido ao hábito de coçar os olhos. Tratamento é feito com óculos, lentes de contato, crosslinking, anel intraestromal e transplante, dependendo do estágio da doença.

Cirurgia Refrativa

É o nome que se dá à cirurgia para correção de grau. Pode ser feita para miopia, hipermetropia e astigmatismo. Sempre executada com Excimer Laser, por meio das técnicas PRK ou Lasik.

Conjuntivite

É uma irritação ou inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos. Tratamento é feito com colírios.

Hipermetropia

É a condição em que o olho tem comprimento menor que o normal. A visão é boa de longe, mas há dificuldade em focalizar as imagens de perto. É corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.

Miopia

Ocorre quando o olho é mais comprido que o normal, fazendo com que a imagem seja formada antes da retina, causando dificuldade para visualizar os objetos de longe. É corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.