Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte da frente do globo ocular (a parte branca dos nossos olhos) e também o interior das pálpebras. A conjuntiva tem como principal função proteger o olho das agressões externas no meio ambiente, provocando sempre uma reação defensiva inflamatória.

A conjuntivite pode durar de 3 a 21 dias, dependendo da causa e não costuma deixar sequelas.

Quais são as causas da conjuntivite?

Geralmente, a causa mais comum está ligada à infecção de diversos agentes patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Além disso, seu aparecimento também pode estar ligado a gases irritantes, produtos cáusticos, calor intenso e corpos estranhos.

A conjuntivite também pode ser causada por problemas alérgicos.

Quais são os sintomas da conjuntivite?

Os sintomas variam de acordo com o tipo de conjuntivite.

Nas conjuntivites infecciosas, o indivíduo apresenta lacrimejamento e muita sensibilidade à luz. Outro sinal bastante evidente é a vermelhidão da parte branca do olho. Isto deve-se à dilatação dos vasos sanguíneos da conjuntiva, acompanhada posteriormente por edema (quemose). As pálpebras também podem se tornar inchadas. Por fim, é comum também o aparecimento de secreção e sensação de areia nos olhos.

Na conjuntivite alérgica, os principais sintomas são prurido ocular e inchaço palpebral.

Qual o tratamento para a conjuntivite?

O tratamento normalmente é feito com colírios específicos para cada causa. O uso de compressas geladas também contribui para diminuir o inchaço das pálpebras.