Você sabe o que é acuidade visual?
Trata-se de um exame que mede a capacidade visual de um paciente, com objetos mostrados a uma distância padrão do olho: 6 metros.
A avaliação, geralmente, não requer nenhum preparo prévio, como a dilatação da pupila, feita em outros exames oftalmológicos. Utiliza-se, na maioria das vezes, a tabela de Snellen, um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos, organizados em fileiras e colunas.
Para o exame, o paciente precisa seguir algumas instruções. São elas:
Geralmente, pede-se, antes de qualquer coisa, a leitura das letras maiores, depois as menores, e assim sucessivamente, até que o paciente não consiga mais enxergá-las com precisão.
Caso o paciente consiga ler a última linha do teste, a acuidade visual está em perfeito estado. Caso isso não aconteça, o oftalmologista deve anotar a partir do ponto que o paciente teve dificuldades.
Além de saber como está sua visão, você pode ter uma ideia de como está sua saúde, já que pequenos empecilhos nos olhos podem significar, a longo prazo, outras doenças e condições oculares mais complexas.
Procure visitar sempre seu oftalmologista e fazer exames de rotina. O mais importante, é a prevenção. Caso seja detectada alguma complicação na visão, ela pode ser tratada no início.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Eduardo Yamamoto!