Como o tabagismo afeta a saúde ocular?
O tabagismo é amplamente conhecido por seus efeitos nocivos ao coração e aos pulmões, mas poucos sabem que ele também representa um grande risco para a saúde ocular. Fumar não só acelera o envelhecimento dos olhos como também aumenta o risco de várias doenças oculares graves, que podem levar à perda da visão.
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): O tabagismo é um dos principais fatores de risco para a DMRI, uma condição que afeta a mácula (parte central da retina) e pode causar perda da visão central. A DMRI é uma das principais causas de cegueira em pessoas acima dos 60 anos e fumantes têm até quatro vezes mais chance de desenvolvê-la.
- Catarata: Fumar também acelera a formação da catarata, a opacificação do cristalino que prejudica a visão e é mais comum em pessoas idosas. Fumantes têm duas vezes mais chance de desenvolver catarata em comparação aos não-fumantes.
- Olho Seco: O cigarro pode irritar os olhos e reduzir a produção de lágrimas, causando a síndrome do olho seco. Essa condição pode provocar desconforto, vermelhidão e sensação de areia nos olhos, afetando a qualidade de vida.
- Retinopatia Diabética: O tabagismo piora o controle do diabetes e, em pessoas com a doença, pode agravar a retinopatia diabética, uma condição que danifica os vasos sanguíneos da retina e leva à perda da visão.
- Neuropatia Óptica: O consumo prolongado de tabaco pode prejudicar o nervo óptico, causando uma condição chamada neuropatia óptica tóxica, que resulta em perda de visão irreversível.
Parar de fumar é um passo fundamental para preservar a saúde ocular e evitar o agravamento dessas condições. Se você é fumante, considere buscar ajuda para interromper o hábito e proteger sua visão a longo prazo. Seus olhos e sua qualidade de vida agradecem!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.