O que causa conjuntivite?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste parte do globo ocular (o branco dos olhos, conhecido como esclera) e o interior das pálpebras. Normalmente, a doença pode durar de 3 até 21 dias.
Provoca vermelhidão, lacrimejamento, secreção, inchaço nas pálpebras, sensibilidade à luz, coceira e sensação de areia nos olhos.
Conheça os diferentes tipos da doença:
- Conjuntivite viral: causada pelo adenovírus, o agente envolvido em vários resfriados. O contágio acontece normalmente por contato da mão contaminada com os olhos.
- Conjuntivite bacteriana: causada por bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus sp, é bastante contagiosa e costuma cursar com secreção purulenta.
- Conjuntivite alérgica: ocasionada pela hipersensibilidade do indivíduo a certos tipos de substâncias, como pólen, ácaro, poeira, mofo e pelos de animais. Não é contagiosa.
O tratamento para conjuntivite depende do agente causador, por isso, o diagnóstico do especialista é fundamental.
Agende uma consulta com o oftalmologista Dr. Eduardo Yamamoto, com mais de 20 anos de experiência!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.