Quais os tipos de lente intraocular mais usadas?
A lente intraocular é fundamental para o resultado visual da cirurgia de catarata, existindo diferentes tipos dessa lente.
A catarata é uma doença relativamente comum, que causa uma cegueira reversível através da cirurgia.
Sendo assim, fique atento ao texto a seguir, pois ele pode te ajudar, ou ajudar alguém próximo a você que sofre da patologia.
Como é o procedimento de aplicação da lente intraocular?
Se você acompanha o blog, sabe que a catarata ocorre quando o cristalino do olho fica opaco.
O cristalino nada mais é do que uma lente natural, presente no olho humano, que confere nitidez e foco às imagens.
Essa opacidade prejudica a visão, levando a perda de foco ocular, visão dupla e outros sintomas.
O tratamento da catarata é sempre através de cirurgia e nela é implantada uma lente intraocular, que substitui o cristalino opacificado.
Quais são os principais tipos de lente intraocular?
Hoje, as lentes intraoculares podem ser monofocais ou multifocais.
As lentes monofocais, como indica o próprio nome, são aquelas em que existe apenas um foco. É comum que, mesmo com tais lentes, seja necessária a utilização de óculos, pelo menos para visão de perto.
Já as multifocais apresentam mais de um foco, possibilitando, inclusive, que o paciente não necessite da utilização de óculos de forma definitiva, a depender de cada caso.
Tanto as lentes monofocais como as multifocais podem também ser tóricas, ou seja, conseguem corrigir o astigmatismo que a pessoa tem.
A utilização de cada tipo de lente intraocular vai depender dos exames pré operatórios realizados e somente o Oftalmologista conseguirá indicar qual é a melhor para cada paciente.
Sendo assim, busque ajuda de um profissional oftalmologista, pois um profissional especializado poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Para saber o que um oftalmologista faz, clique aqui.
Entre em contato e saiba mais sobre como agir em caso de suspeita de doenças oftalmológicas.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.