Quando procurar um oftalmologista?
Alterações na visão podem ocorrer em qualquer fase e representam um prejuízo significativo da qualidade de vida das pessoas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase todas as pessoas enfrentarão ao longo da vida algum problema relacionado à visão.
É importante tratar nossos olhos com cuidado. Ignorar mudanças na visão ou deixar de fazer exames oftalmológicos periódicos coloca em risco nossa faculdade mais preciosa.
Os oftalmologistas são os profissionais médicos aptos a cuidar da saúde ocular e a realizar cirurgia oftalmológica.
Um oftalmologista pode:
- Realizar exames oftalmológicos;
- Diagnosticar e tratar distúrbios e doenças oculares;
- Realizar cirurgia ocular;
- Prescrever óculos e lentes de contato.
Sintomas que indicam a necessidade de visitar o Oftalmologista
Para determinar se você ou algum membro da sua família precisa consultar um oftalmologista é preciso observar suas necessidades e seus sintomas.
Uma pessoa deve visitar um oftalmologista se apresentar algum dos seguintes sintomas:
- Dor constante nos olhos;
- Diminuição da visão;
- Manchas que flutuam na visão (moscas ou pontos);
- Manchas ou imagens semelhantes a fantasmas;
- Flashes de luz;
- Círculos coloridos, ou halos, em torno de luzes;
- Vermelhidão do olho;
- Secreção ocular ou lacrimejamento;
- Mudanças de tamanho ou formato dos olhos;
- Estrabismo, ou olhos cruzados;
- Visão dupla;
- Linhas e bordas que aparecem distorcidas ou onduladas;
- Olhos secos com coceira e ardor.
Porém, algumas pessoas devem ter seus olhos examinados mais frequentemente. Isso inclui pessoas que têm:
- Histórico familiar de doença ocular;
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Mudanças na visão;
- Dor nos olhos;
- Infecção ocular.
Com que frequência você deve examinar seus olhos?
É muito importante ter seus olhos examinados periodicamente ao longo de sua vida e conhecer o histórico familiar de qualquer doença ocular.
O primeiro exame oftalmológico pelo qual a pessoa passa é o “teste do olhinho” durante a primeira semana de vida do recém-nascido para avaliar as estruturas do olho, garantindo que estão corretamente desenvolvidas.
Além disso, o exame oftalmológico na infância ajuda na detecção precoce de problemas de visão que podem contribuir para atrasos no desenvolvimento, contratempos educacionais e problemas comportamentais em crianças com dificuldade em enxergar corretamente.
Adultos saudáveis que não notam nada de errado com seus olhos devem consultar um oftalmologista anualmente.
Pessoas com problemas oculares (miopia, astigmatismo, entre outros) ou com histórico familiar devem consultar o oftalmologista a cada seis meses e verificar a necessidade de ajuste das lentes corretivas, se for o caso.
A partir dos 40 anos e pacientes idosos devem ir anualmente ao oftalmologista para verificar aspectos relacionados à degeneração ocular ou outras condições decorrentes da idade.
Procure um especialista
Os oftalmologistas carregam uma grande responsabilidade. Seu conhecimento, experiência e experiência podem significar a diferença entre visão e cegueira, um olho saudável ou que sofre de uma doença ou um diagnóstico crítico que mantém a visão legal por anos ou décadas a mais do que você teria sem ela.
O Dr. Eduardo Yamamoto é oftalmologista com especialização em córnea, doenças externas, lentes de contato, catarata e cirurgia refrativa.
Conheça nossa infraestrutura e agende a sua consulta!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.