Quem tem ceratocone pode dirigir?
O ceratocone é uma enfermidade que afeta a estrutura da córnea, lente transparente que recobre a frente do globo ocular. Sua principal característica é o aumento progressivo da curvatura corneana e afinamento, causando uma irregularidade na córnea em formato de cone.
É uma doença de caráter hereditário, que se manifesta mais entre 12 e 25 anos, podendo progredir ou estabilizar com o tempo.
Há casos de pessoas com história de ceratocone na família que, inicialmente, são assintomáticas. Mas geralmente apresentam perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida (para longe ou para perto) e obriga a aumentar com frequência o grau das lentes dos óculos ou até substituí-los por lentes de contato rígidas.
Outros sinais incluem:
👓 Sensibilidade à luz (fotofobia);
👓 Comprometimento da visão noturna;
👓 Visão dupla (diplopia);
👓 Formação de múltiplas imagens ou halos ao redor das fontes de luz.
Mas saiba que com as lentes ou óculos certos, a pessoa que tem ceratocone pode dirigir, mas é essencial passar por uma avaliação regular com o oftalmologista, a fim de verificar a progressão da doença.
Dependendo do grau do ceratocone, o melhor é evitar dirigir, pois o risco de acidentes é maior, inclusive existem casos onde nem é possível renovar a habilitação.
Dúvidas? Consulte o oftalmologista Dr. Eduardo Yamamoto, com mais de 20 anos de experiência!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Eduardo Yamamoto Oftalmologista especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia RefrativaOftalmologista formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em Oftalmologia e subespecialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa.
Registro CRM-SP nº 97038.